Título: 1+1 A Matemática do Amor
Autor: Vinícius Grossos / Augusto Alvarenga
Editora: Faro Editorial
Ano: 2016
Páginas: 256
Lucas e Bernardo são dois garotos, melhores amigos um do outro de toda a vida. De repente, recebem a notícia de que Bernardo irá se mudar com a família para outro país. Nesse momento, cada um a seu modo, percebe como valiosa era aquela amizade, algo que não queriam perder. Bernardo reage mal e se revolta. Lucas tenta transformar cada dia que resta com o amigo na melhor experiência de suas vidas. Ele escreve uma lista de coisas para fazer e pretende cumprir uma por uma, em todos os detalhes. Mas, a cada dia, o fantasma da separação os assombra com um cronômetro lembrando que o tempo se esgota e, ainda assim, os dois passam por grandes momentos juntos. Então os meninos percebem que há algo mais entre eles... um sentimento profundo, que não conseguem explicar e tornam todas aquelas experiências ainda mais intensas. Mas o que fazer com tudo isso quando se tem apenas 16 anos?
Esse foi um dos livros que comprei na bienal de 2016, tirei foto com os autores, tietei mesmo!! E eles autografaram minha cópia e saí feliz e serelepe, pois, eles foram super fofos e eu estava ansioso e animado para ler o livro,mas como se pode ver só consegui ler o livro esse ano.

Lucas e Bernardo são amigos desde que se conhecem como gente, seus pais sempre foram vizinhos e amigos, suas mães engravidaram e tiveram seus respectivos filhos dentro do mesmo período e assim eles cresceram juntos, assim como a sua amizade, eles são basicamente inseparáveis, um vivendo dentro da casa do outro encontrando um no outro o irmão que nunca tiveram.
Não lembro muito bem como eu e o Bernardo, meu melhor amigo nos conhecemos. Até onde sei, ele sempre esteve ali, do meu lado.
As férias estão prestes a começar e como sempre Lucas curti-la junto a Bernardo, entretanto, Bernardo tem uma novidade não tão animadora para Lucas que pode acabar com toda a animação das férias, Lucas e sua família irão se mudar para Portugal, assim que acabarem as férias, a notícia abala os dois que não sabem como vão fazer agora que terão que se separar.
— Eu vou embora. Com meus pais. Pra Portugal.
O Lucas nada dizia. Sua boca estava entreaberta.
— Essas são nossas últimas férias juntos — eu completei, enfim.
Bernardo reage ficando revoltado e Lucas fica triste, mas para tentar amenizar a situação, Lucas decide criar um cronograma de atividades para que ele e Bernardo possam ter as melhores férias antes que a eminente separação aconteça, mas nem tudo acontece como planejado e o florescimento do sentimento, ainda não percebido entre os dois, tornará toda a situação ainda mais difícil de se lidar.

Gente que livro gostoso de ler, a leitura é tão clara, fluída e direta, dividida nos pontos de vista do Bernardo e do Lucas, o que ao meu ver ajuda muito a desenvolver e entender melhor os personagens e seus sentimentos, o Vinícius e o Augusto fizeram um ótimo trabalho no desenvolvimento dos personagens, ainda que eu ache que demorou um pouco para o grande momento do livro acontecer, isso não atrapalha em nada na narrativa, só nos deixa um pouco ansiosos pelo momento.

Lucas é aquele tipo de personagem que a gente quer ter para amigo, sempre muito atencioso e e dedicado, está sempre lá tentando te levantar, mesmo que ele esteja sofrendo, o que faz a gente querer ainda mais abraçá-lo, já o Bernardo faz o tipo popular, atlético, mas ele passa longe de ser egocêntrico devido a isso, na verdade ele sempre está aposto para defender Lucas quando preciso e assim ele se completam.
Eu e o Lucas somos meio diferentes... Mas é... Como posso explicar?
Somos como o yin e o yang.
Eu sol o sol, o Lucas é a noite.
Eu sou o achocolatado, o Lucas é o café
Eu sou do verão, Lucas, do inverno
Eu sou matemática, o Lucas, do português.
1+1 A Matemática do Amor é um livro que aborda de forma delicada e coesa a amizade, família, sexualidade e também preconceito e isso é apenas alguns dos pontos que me agradaram no livro. A capa do livro é linda com auto relevo dando beleza aos seus detalhes que são envernizados, a diagramação do livro é linda, dando destaque as paginas de abertura de capítulos e a parte interna da capa que traz desenhos de pessoas cotidianas, não encontrei nenhum problema de revisão e a fonte tem um tamanho ótimo para leitura. 

Classificando:

Nenhum comentário

Obrigado por visitar o blog! Espero que tenha gostado do post e que deixe um comentário com suas impressões sobre o texto.

Você tem um blog? Não esquece de deixar seu link para que eu possa visitar seu blog.

IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do blogueiro.