Título: Amar, Rir e Comer (Love, Laugh, and Eat)
Autor: Dr. John Tickell
Editora: Valentina
Ano: 2017
Páginas: 208
Livro cedido pela editora para leitura.
Inspirador e de fácil entendimento, Amar, Rir e Comer é o método de longevidade e vida saudável que você esperava. Viver bem e com saúde nunca foi tão fácil – nem tão gostoso e divertido. Viva a vida!
Especialista em perda de peso e renomada autoridade em longevidade, Dr. John Tickell conta o segredo da vida longa: MODERAÇÃO. Moderação em tudo, exceto no amor, no riso, no peixe e nos vegetais, claro.
Baseado no bom senso, na ciência e na alimentação saudável, Amar, Rir e Comer é um guia acessível, simples e descomplicado para você melhorar sua saúde e prolongar sua expectativa de vida. De qualidade de vida, principalmente.
Com sabedoria prática e notória competência médica e científica, Dr. Tickell traz ao Brasil seu Programa ACE: Atividade Física, Controle Mental e Educação Alimentar.
Atuando simultaneamente sobre o corpo, a mente e a boca – os três fatores críticos da vida saudável –, o Programa ACE compreende um conjunto de instruções sobre como manter-se ativo, reagir às pressões externas controlando o estresse e alimentar-se de forma inteligente.
Amar, Rir e Comer contém um programa de desintoxicação de sete dias, planos alimentares que funcionam – simples, saborosos e completos –, deliciosas receitas e uma lista de Petiscos Infalíveis para você se manter energizado o dia inteiro.

Após muito tempo pesquisando e estudando as pessoas e seus hábitos alimentares, o Dr. John Tickell chegou à conclusão de que sim, é possível "Amar, Rir e Comer" até os 100 anos de vida. E tudo isso se a pessoa souber consumir os alimentos com moderação.

Em "Amar, Rir e Comer", escrito pelo próprio Doutor Tickell, ele faz uma análise profunda dos hábitos alimentares e do modo de vida das pessoas. Ao longo da leitura ele vai citando e comparando estilos de vida diferentes como, por exemplo, o dos Okinawenses, população que vive em Okinawa, uma província localizada mais ao sul do Japão. O Dr. Tickell passou anos estudando o modo de vida dos Okinawenses, pois é nessa província onde têm mais gente centenária em todo o mundo. Ele estudou e descobriu os 'segredos' da longevidade desse povo. Em contrapartida, o doutor fala dos americanos e seus hábitos alimentares nada saudáveis.

"É hora de repensar o sentido da expressão 'expectativa de vida' e substituí-la por 'expectativa de vida saudável'."

A introdução do livro já dá aquela chamada "Oi! Acorde pra vida. Larga essa vida sedentária e de péssimos hábitos alimentares." O doutor diz a verdade nua e crua e abre os olhos do leitor sobre diversos assuntos relacionados à saúde.

O Dr. Tickell vai ensinar ao leitor à por em prática o programa que ele desenvolveu: ACE, que corresponde à Atividade Física, Controle Mental e Educação Alimentar.

"Pare de se preocupar com esse negócio de idade, porque a idade cronológica pouco significa. A verdadeira é a fisiológica."

Ao longo de leitura ele vai dando dicas importantes para perder peso e viver de forma saudável ou, se a pessoa está em boa forma, viver bem por muitos anos esbanjando saúde.

Ele fala dos benefícios de muitos alimentos e, também, os malefícios. Comenta como as pessoas têm o péssimo hábito de achar que isso é bom, que aquilo é ruim sem ao menos procurar se informar sobre o assunto. Um desses casos é o da água, que muita gente sempre diz "quanto mais beber água, melhor" e na prática não é necessário se encher de água, caso você consuma frutas ao longo do dia, pois elas possuem bastante líquido e isso já ajuda bastante, mas, claro, ele alerta que sim, é preciso pelo menos uns 4 copos de água ao longo do dia.

"V-I-V-E-R. Que dádiva. Viver é dar asas ao ego, é claro. É realizar, gostar de si mesmo e brilhar. É também rir, abraçar, negociar, fazer o bem ao próximo, curtir e ansiar por coisas novas."

Outros assuntos que ele explora bastante, é o consumo de gordura, a falta de atividades físicas, o hábito de fumar, o vício em café, consumo de bebidas alcoólicas, dentre outros temas importantes e que nunca deixam de ser atuais. Ele cita mas também dá soluções para que a pessoa consiga combater esses probleminhas.

Em determinado momento o Dr. Tickell dá uma dica legal para combater a insônia: beber uma taça de vinho antes de dormir. Foi aí que eu lembrei que, há alguns meses atrás, eu recebi essa mesma dica vinda de um jornalista que conheci. Ele disse "uma taça de vinho tinto meia hora antes de deitar. É tiro e queda". Okay. Eu tentei. Comprei um vinho fui seguindo os passos. Quer saber o resultado? Acabei bebendo todo o vinho em dois dias rsrsrs. Que tentativa fajuta, hein? Até que funcionou, pelo menos na parte do sono. Mas no livro o Dr. Tickell alerta que é pra beber só uma taça e não 2, 3, 4 ou mais rsrs. Fiquem atentos. Eu já tô! ;) 

"A família é o primeiro objeto do nosso amor, não por acaso o primeiro elo de uma vida feliz, saudável, próspera e sábia."

"Amar, Rir e Comer" ainda traz algumas receitas bem saudáveis que o próprio Dr. Tickell e sua esposa Sue consomem. Ainda ao longo do livro, o leitor vai se deparar com gráficos e imagens que irão auxiliar no entendimento do que está sendo abordando no capítulo.

Ler um livro como esse é bem previsível que contenha termos e palavras complicadas, de difícil entendimento, mas o Dr. Tickell consegue 'traduzi-las' para os leigos no assunto. A escrita do doutor é ótima!

"O amor está no centro de toda vida bem vivida. Pode-se amar ou estar apaixonado por alguém, pode-se amar alguma coisa como experiência momentânea. Seja lá como for, o amor está relacionado à longevidade, à felicidade e à saúde."

Enfim, "Amar, Rir e Comer" é um livro muito bom. Fala da importância em de não apenas viver por muitos anos, mas de viver por muito tempo esbanjando saúde física, felicidade, amor e com o coração carregado de Fé. Sempre enxergando o lado positivo das coisas, tentando lidar o melhor possível com os contratempos que acontecem na vida e abertos à mudanças que signifiquem nosso bem-estar. É uma leitura rica, repleta de dicas importantes para estarmos bem de corpo e alma.


A edição brasileira do livro foi publicada pela Editora Valentina. A capa é bonita, o livro possui orelhas, a fonte tem um tamanho agradável e as folhas são brancas.

Classificação:


Nenhum comentário

Obrigado por visitar o blog! Espero que tenha gostado do post e que deixe um comentário com suas impressões sobre o texto.

Você tem um blog? Não esquece de deixar seu link para que eu possa visitar seu blog.

IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do blogueiro.